6.1 Boa Leitura


CONTRIBUIÇÕES À LEITURA PARA REFLEXÃO SOBRE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

(Envie dicas de leitura - links ou textos - para o email: cpav@unir.br)

 

Avaliação Institucional: Análise de Uma Experiência - http://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/face/article/view/42

Da Avaliação da Aprendizagem à Avaliação Institucional

http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=avaliacao&page=article&op=view&path%5B%5D=310

Avaliação Institucional: Um Instrumento de Democratização da Educação

http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/6711/5418

Perspectiva da Autoavaliação Institucional na Universidade

http://www.castelobranco.br/sistema/novoenfoque/files/13/artigos/11_Prof_LizPaiva_VF.pdf

A Universidade Nova, o REUNI e a Queda da Universidade Pública

http://executivamess.files.wordpress.com/2011/06/artigo_reuni_v_04092007.pdf

Texto: EU, TU, ELE E NÓS: AS DIMENSÕES INVESTIGATIVAS E MEDIADORAS DA AVALIAÇÃO DISCENTE

Texto que fala sobre a Avaliação Docente pelo Discente. Foi produzido pela Profa. Dra. da Universidade Federal de Rondônia, Departamento de Educação e representante efetiva do corpo docente na Comissão Local da CPAv do Campus de Rolim de Moura.

Em anexo para Download.

_Texto_Eu, tu, ele nós_sobre_a_avaliacao_docente

 Artigo: A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL SOBRE O TRABALHO DE UM SETOR PÚBLICO.

Este estudo busca construir um embasamento teóricoconceitual sobre a avaliação de clima organizacional como ferramenta de gestão capaz de fomentar o desenvolvimento de ações no setor público federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que, a partir do referencial teórico sobre o tema abordado, realiza uma pesquisa de campo num setor público. Produzido por: Maria do Carmo Leite Ribeiro e Prof. Luis Roberto Sousa Mendes.

Link para leitura: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/4262

SINAES: Perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira

Este artigo fala um pouco do desenvolvimento e das diferentes estrategias de avaliação superior, como foram implantados os diferentes modos de avaliação. E os objetivos de cada programa foi produzido pela Dr. Marlis Morosini junto com a Dr. Daily marinho e a Dr. Gladys beatriz.

O artigo esta em anexo para leitura.

http://www.avaliacaoinstitucional2.unir.br/menus_arquivos/2773_1431_texto_preliminar_sobre_a_avaliacao_docente(avacir).pdf

Sobrevivencias das CPAS na auto-avaliação

Desde os anos de 1993 o Brasil vem tratando de implantar sistemas nacionais de avaliação. A cada novo governo um aplo programa se instala ou se rejuvenesce e renova. o Artigo a seguir conta como foi a implantação de CPAS é a sobrevivencia delas no ambito de ensino superior, este conteudo foi feito pela professora Denise Leite da UFRGS.

Segue em anexo para leitura.

http://www.avaliacaoinstitucional2.unir.br/menus_arquivos/1431_sobrevivencia_das_cpas_na_auto_avaliacao.pdf

Uma década de auto avaliação institucional: o que mudou na percepção dos docentes?

 A metodologia utilizada no trabalho foi uma pesquisa descritiva, onde foi aplicado um questionário em uma amostra de 217 docentes, os dados foram analisados. Os principais resultados encontrados indicam que comparando os estudos de 2001 com o de 2011, foi observado que, dos 45 itens pesquisados, 49% mantiveram o mesmo nível de satisfação, 4% melhoraram e 47% apresentam uma satisfação menor, Pesquisa feita  Por Zulmar Belmonte Nascimento, Márcia Zampieri Grohmann da Universidade Federal de Santa Maria.

Leitura em anexo 

http://www.avaliacaoinstitucional2.unir.br/menus_arquivos/1431_uma_decada_de_auto_avaliacao.pdf

Descompasso entre a exigência de formação didático-pedagógia para a docência universitária na LDB 9.394/96 e o processo de avaliação institucional

Este texto consiste numa apresentação sucinta de alguns pontos frágeis da LDB 9.394/96 no que se refere à formação didático pedagógica do professor universitário. Ao mesmo tempo apresenta a importância dada a essa formação nos indicadores de avaliação do desempenho global do sistema de educação superior.

Leitura em anexo

http://www.avaliacaoinstitucional2.unir.br/menus_arquivos/1431_descompasso.pdf

1996_Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Link com os artigos da revista número 2. Conforme o Editorial, esta edição propõe para o debate da comunidade acadêmica e científica, sempre voltados para a Avaliação da Educação Superior. Os arquivos estarão compactados para Download.

Link: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/issue/view/60]

Técnicas de trabalho em grupo e técnicas de conversaçao

Objetivo é trabalhar com dinâmicas de pequenos grupos e técnicas de trabalho em grupo que ajude no processo de aprendizagem do aprendiz durante a utilização da ferramenta de bate-papo.

Link: do texto:Tecnicas de trabalho em grupo

2006_Avaliacao Institucional- processo descritivo analítico ou reflexivo

Este artigo discute, de modo crítico, o modelo amplamente utilizado na avaliação institucional como um survey que gera dados quantitativos, analisados em relação a padrões pré-estabelecidos. Ressalta, ainda, que os procedimentos, nessas avaliações institucionais, têm um caráter muitas vezes genérico, os quais limitam os objetivos da própria avaliação, por gerarem valores numéricos que nem sempre refletem a múltipla realidade das universidades.

2008_Enfoques da teoria Institucional nos modelos de avaliação institucional brasileiros

Este artigo tem como objetivo identificar quais enfoques da perspectiva institucional foram predominantes nos modelos de avaliação institucional propostos pelos governos às universidades brasileiras.

2011_Avaliacao do ensino superior entre a teoria e a pratica

O artigo discute os pressupostos que envolvem a Avaliação Institucional realizada pelas Comissões Próprias de Autoavaliação(CPA) à luz das diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Ensino Superior – SINAES/CONAES.

2017_Seminario_Nacional_de_Avaliacao_da_Educacao_Superior

Seminário realizado no mês de outubro com o objetivo de garantia e melhroria  da qualidade do ensino superior.