Tensionamentos Sobre o Ensino de Filosofia e o Perigo do Filosofar

Publicado em: 14/08/2018 12:43:55

Resumo: a escrita que segue tem por objetivo tensionar a discussão sobre as políticas desenvolvidas no âmbito da educação, mais precisamente no que se refere ao ensino de Filosofia. A partir de análise realizada na Legislação e documentos que visam adequar-se a mesma, procura-se dialogar com duas imagens de ensino de Filosofia: uma imagem historicamente construída e outra que se constrói a partir do que é escrito sobre essa atividade na documentação aqui selecionada. Tendo em vista esse pressuposto, este texto visa problematizar, inspirado na origem da história da Filosofia Ocidental, o ensino de Filosofia enquanto representação de um perigo, e como esse ensino se posiciona no discurso educacional. Levaremos em conta a relação intrínseca entre a ordem discursiva e o poder entendidos contemporaneamente.


Fonte: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/tensionamentos-sobre-o-ensino-de-filosofia-e-o-perigo-do-filosofar--2

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