Publicado em: 08/12/2017 08:47:15
Uma das funções da educação é a transformação que ela implica no ser, e consequentemente, ao seu entorno, o que é corroborado com as falas de Paulo Freire ao esclarecer que Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.
A educação é um constante devir, percebendo estas transformações algumas instituições fomentam apresentação de projetos que envolvem o corpo docente, discente e também a comunidade escolar.
O fato é que nos projetos encontram-se além de transformações sociais, formas de se fazer pesquisa que tirará o educando do “achismo”, opiniões duvidosas e até mesmo preconcebidas para adentrar no crivo da crítica, que trabalhará dessa forma a sua intelectualidade e consequentemente sua cognição.
Os projetos perdem sentido quando são analisados de forma subjetiva, por um corpo de avaliadores despreparados e que sequer produziu algo para sua comunidade e isso, acaba tirando todo o entusiasmo de futuros projetos que poderiam vir a contribuir com o engrandecimento da comunidade além da transformação de seus educandos.
Quando se trata de educação, cabe ressaltar que não existe uma equação que inserindo todas as variáveis o resultado obtido será satisfatório, isso porque lida com gente, cultura, política, economia, vontade política dentre outras variáveis que estão aquém do sistema, assim sendo, pode-se perceber que não existem soluções mágicas. Na verdade existe muito trabalho, dedicação, planejamento, ajustes, e muitas vezes, frustrações.
Tais frustrações estão não apenas nas variáveis acima, mas na forma de como o projeto será avaliado e por quem será. As pessoas que avaliam tais projetos são mesmo pessoas habilitadas a isso? As mesmas já produziram algo? Tem conhecimento de causa do quão é importante um projeto para a transformação social? Sabem acompanhar os regulamentos da ABNT a ponto de explicitar quais quesitos devem ser pontuados? Sabem da importância da fundamentação do mesmo fugindo assim do achismo? Enfim, são tantos questionamentos e muitos sem respostas, e isso implica na desmotivação de professores que poderiam contribuir com a sociedade e o próprio crescimento do educando.
Para mais informações: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/projetos-educacionais
Fonte: Por Wolmer Ricardo Tavares Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação - http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/projetos-educacionais